Como Funcionam as Provas para Ingressar no Ensino Superior

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem é uma prova utilizada como uma forma de avaliar o rendimento escolar tanto dos alunos quanto dos professores da rede pública na atualidade.

O Enem é realizado em duas etapas, uma no sábado e outra do domingo. A inscrição ENEM 2021 ocorre no início de maio, e as provas ocorrerão em outubro. No Sábado temos as provas de Ciências Humanas e da Natureza, cada uma com 45 perguntas, totalizando 90 questões. No domingo, são mais 90 questões: 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Linguagens e Códigos mais a Redação. As questões são todas de múltipla escolha, e a redação deve ter no mínimo 7 linhas.

Como Funciona o Enem

O ENEM continuará seguindo os mesmos critérios das edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. Havia a possibilidade de ter duas edições do Enem em 2020, mais essa opção foi descartada e seguira o mesmo cronograma de 2015.

Como todos já devem saber as provas deverão acontecer em novembro, que será dividida em dois dias. O edital do ENEM 2021 deve ser lançado um pouco antes do mês de maio, período que se caracteriza pelas inscrições dos estudantes.

A grande importância do Enem é a capacidade que o mesmo tem em fazer com que você consiga ingressar em uma faculdade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) e também em faculdades estaduais e federais do Brasil inteiro, pois elas utilizam a nota do Enem nos seus processos seletivos.

As notas obtidas no ENEM poderão ser utilizadas nos programas Prouni e SISU, que concederão bolsas de estudos para os estudantes que tiveram bom desempenho no Exame. Enquanto não sai o gabarito do ENEM, comece a estudar desde já para obter um bom desempenho na prova.

Para mais informações e dúvidas você pode consultar no portal do Inep.