Por Lívia R. Pinheiro
O PLC 122 foi pensado para punir, dentre outras coisas, a discriminação ou preconceito de orientação sexual e identidade de gênero, da mesma forma que a punição já existente para a discriminação ou preconceito de raça e cor, por exemplo. Mas o que é exatamente orientação sexual e identidade de gênero?
O termo orientação sexual é relativamente conhecido, e se refere a como nos sentimos em relação à afetividade e sexualidade. Por não se tratar exclusivamente de sexo, o termo mais apropriado talvez seja orientação afetivo-sexual, ou romântica-sexual. Falamos de orientação, e não de opção, porque não é algo que possamos mudar de acordo com nosso desejo.
Existem quatro tipos de orientação afetivo-sexual: os bissexuais se sentem atraídos pelos dois gêneros; os heterossexuais, pelo gênero oposto; e os homossexuais, pelo mesmo gênero. Os assexuados representam um caso singular, uma vez que podem apresentar uma orientação romântica, porém não sexual, direcionada a algum dos gêneros (ou a ambos), ou não apresentarem orientação romântica e nem sexual.
A identidade de gênero, por sua vez, costuma ser menos compreendida. Ao passo que a orientação sexual se refere a outros, a quem nos relacionamos, a identidade de gênero faz referência a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.
Existem dois sexos, mulher e homem, e dois gêneros, feminino e masculino. Embora a maioria das mulheres se reconheça no gênero feminino e a maioria dos homens no masculino, isto nem sempre acontece. Falamos, então, de pessoas cujo sexo biológico discorda do gênero psíquico: são os travestis e transexuais, ou transgêneros.
Existe muita confusão a respeito das relações entre orientação sexual e identidade de gênero, e a verdade é que não existe relação – são coisas completamente independentes. Uma pessoa de sexo biológico feminino pode se enquadrar no gênero masculino e se sentir atraído exclusivamente por homens. Ele seria, então, um homem transexual gay. A tabela abaixo sumariza as possibilidades existentes de orientação sexual e identidade de gênero:
| Sexo biológico | Gênero psíquico | Orientação sexual | Como reconhecemos |
| Mulher | Feminino | Bissexual | Mulher bissexual |
| Mulher | Feminino | Heterossexual | Mulher heterossexual |
| Mulher | Feminino | Homossexual | Mulher homossexual |
| Mulher | Feminino | Assexual | Mulher assexual |
| Mulher | Masculino | Bissexual | Homem bissexual |
| Mulher | Masculino | Heterossexual | Homem heterossexual |
| Mulher | Masculino | Homossexual | Homem homossexual |
| Mulher | Masculino | Assexual | Homem assexual |
| Homem | Masculino | Bissexual | Homem bissexual |
| Homem | Masculino | Heterossexual | Homem heterossexual |
| Homem | Masculino | Homossexual | Homem homossexual |
| Homem | Masculino | Assexual | Homem assexual |
| Homem | Feminino | Bissexual | Mulher bissexual |
| Homem | Feminino | Heterossexual | Mulher heterossexual |
| Homem | Feminino | Homossexual | Mulher homossexual |
| Homem | Feminino | Assexual | Mulher assexual |
Mas as identidades de gênero são muito mais complexas do que esta tabela sugere, uma vez que o que define determinado gênero é mutável e, cada vez mais, flexível.
Uma das concepções errôneas mais freqüentes envolvendo gênero é a de que homens com traços ou gestos considerados femininos são necessariamente gays, ou que mulheres que vestem roupas largas são, com certeza, lésbicas. Esta idéia é geralmente acompanhada daquela segundo a qual homens afeminados queriam ser mulheres, e mulheres masculinizadas queriam ser homens.
O modo de andar, de gesticular, de falar, e a preferência por determinados tipos de roupas ou de atividades não têm, necessariamente, nada a ver nem com orientação sexual, nem com identidade de gênero. Se fôssemos acrescentar cada uma destas características na tabela, a única novidade que teríamos seria o acréscimo da característica escolhida na denominação que já existe. Em outras palavras, nada impede uma pessoa ser uma mulher biológica homossexual que se enquadra perfeitamente no estereótipo feminino.
Enfim, a confusão a respeito de papéis de gênero, orientação sexual e identidade de gênero se deve ao padrão binário que temos a mania de querer aplicar a tudo. Mas as possibilidades de expressão humanas não cabem em um sistema como este. Embora o preconceito e a discriminação contra quem não segue o padrão existam e sejam fortes, o PLC 122 ajudará a garantir que não tenhamos que nos limitar a ele.





A coisa pode ficar ainda mais complicada se você adiciona, ou melhor, individualiza, os conceitos de orientação afetiva e expressão de gênero.
Porém, desde que não sirvam de rótulos, é melhor conhecê-los porque eles minoram a confusão… eu, por exemplo, sou bissexual, mas heteroafetivo. Nunca conseguiria me apaixonar por um homem (vejam bem: PAIXÃO, é diferente de amor e de desejo sexual, e é um processo hormonal bem definido).
gostaria que você falasse um pouco sobre gênero e identidade na escola
O que é identidade de gênero? Identidade de gênero é aquela pessoa que não se identifica com seu órgão sexual o repudiando ao ponto de retira-lo. Concordo e apoio a afirmação que a pessoa que sofre de identidade de gênero chegue a este ponto, pois existe uma diferença muito grande em querer ser e querer parecer.
Temos que ter cuidado em classificar a pessoa como transexual, pois existe outra palavra irmã desta em inglês conhecida como Shemale, para mim a pessoa transexual é a que repudia tudo em seu corpo que venha a lembra-la do corpo que não se identifica, assim querendo ser uma mulher e Shemale seria aquela pessoa que não deseja ser e sim parecer com uma pessoa do gênero oposto do qual nasceu.
GOSTARIA QUE EXPLICASSE COM MAIS DETALHES SOBRE O TRANS-BI
EU NÃO ENTENDO PORQUE TODA ESSA POLÊMICA QUE OS EVANGÉLICOS FAZEM CONTRA OS HOMOSSEXUAIS. EU TENHO 58 ANOS E TENHO OBSERVADO O SEGUINTE. NÃO ADIANTA ESCONDER A SUA SEXUALIDADE PORQUE UM DIA A CASA CAI. SEJA ESPÍRITA, EVANGÉLICO, CATÓLICO, ENFIM NÃO IMPORTA A QUE GRUPO PERTENÇA. EU ESTOU CAÇANDO DIA A DIA ESSE TIPO DE PESSOA QUE DISCRIMINA E QUE FAZEM DA HIPOCRISIA UM HÁBITO DIGAMOS ASSIM RELIGIOSO. E IREI DENUNCIAR. É UM VERDADEIRO ABSURDO. AQUI NA BAHIA O ESTADO ONDE ACONTECE O MAIOR NUMERO DE CASOS DE HOMOFOBIA E PARALELAMENTE, BATE RECORDE DE AGRESSÕES A MULHERES. PERGUNTO EU: POR QUE ISSO ACONTECE?
simples. Falta às pessoas o princípio da tolerância e do respeito às diferenças. Esse princípio é exercitado (ou não) na família, igreja, escola e comunidade; através dos tempos. Infelizmente sabemos que durante muito tempo e ainda hoje a sociedade discrimina as diferenças que podem representar ameaça “aos paradigmas morais” construídos nas instâncias que eu citei acima. Entretanto, sabemos que tudo muda; independente de qualquer vontade opressora!
Muuito massa essa postagem, finalmente alguém diz alguma coisa coerente sobre sexualidade na internet. rs Acabei de ler um “artigo” de uma psicóloga que dizia que transexuais são só heterossexuais. Eu sou trans-bi.